terça-feira, 22 de julho de 2008

TODO DIA É UMA OCASIÃO ESPECIAL

Meu cunhado abriu a última gaveta da cômoda e retirou um pacote embrulhado com um papel de seda.- Isto não é nem uma combinação - disse ele - isto é uma lingerie.Ele desembrulhou e entregou-me a peça. Era linda, de seda, feita à mão e bordada com rendas.- Ela comprou-a na primeira vez que estivemos em Nova Iorque a uns 8 ou 9 anos. - ele disse- Ela nunca usou. Estava guardando-a para uma ocasião especial. Bem, eu acho que agora é a ocasião.Ele pegou a peça de minhas mãos e colocou-a na cama, junto com as outras roupas que separamos para levar a funerária. Ele acariciou a peça por um momento, bateu a gaveta, virou-se para mm e disse:- Nunca guarde nada para uma ocasião especial. Todo dia, é uma ocasião especial.Fiquei relembrando aquelas palavras durante o funeral e os dias que seguiram-se. Quando eu ajudei ele e a minha sobrinha a superar a tristeza que segue uma morte inesperada. Fiquei pensando neles enquanto voltava para a casa. Pensei em todas as coisas que a minha irmã não pode ver, ouvir ou fazer. Pensei nas coisas que a minha irmã fez sem perceber como elas foram especiais.Ainda continuo pensando nas palavras de meu cunhado, elas mudaram a minha vida. Hoje, fico sentado na cadeira, admirando a vista do jardim sem a a mania de ficar arrancando as folhas das árvores. Estou investindo mais tempo junto com a minha família e amigos, e menos tempo em reuniões, que na maioria das vezes, são desnecessárias.Sempre que possível, a vida deveria ser uma experiência a ser saboreada, e não uma prova. Estou tentando reconhecer esses momentos e usufruí-los. Não estou guardando o meu melhor perfume para festas especiais. Os caixas em lojas e atendentes em bancos têm narizes que funcionam tão bem como os de meus amigos de festas. Algum dia, e um dia desses, estão perdendo a importância no meu vocabulário. Se for útil ver, ouvir e fazer, que ver, ouvir e fazer agora mesmo.Não sei o que minha irmã teria feito se soubesse que estaria aqui para o amanhã a que todos nos foi permitido. Acho que ela teria ligado para todos da família, alguns amigos íntimos, poderia ter ligado para antigos amigos para desculpar-se e reparar brigas do passado, sem importância.São essas coisas, deixadas sem fazer, que me deixariam bravo, se eu soubesse que o meu tempo seria limitado. Bravo por ter algum dia cancelado encontros com bons amigos, por não ter escrito cartas que pretendia ter escrito. Bravo e arrependido, por não ter dito mais freqüentemente a minha esposa e meus filhos o quando realmente eu os amo.Estou tentando não adiar, impedir, ou guardar alguma coisa que proporcione alegria e brilho às nossas vidas. E toda manhã, quando abro os meus olhos, digo que isso é especial, um novo dia. Todo dia, todo minuto, todo suspiro é realmente um presente de Deus.