sexta-feira, 25 de julho de 2008

EXPLICANDO

Sentados num galho de árvore, o macaco e a macaca contemplavam o pôr-do-sol. Em determinado momento, ela perguntou: "O que faz com que o céu mude de cor na hora em que o Sol atinge o horizonte?” “Se quisermos explicar tudo, deixamos de viver", respondeu o macaco. "Fique quieta, vamos deixar o nosso coração alegre com este entardecer romântico.” A macaca enfureceu-se: "Você é primitivo e supersticioso. Já não dá mais atenção à lógica e só quer saber é de aproveitar a vida". Neste momento, passava uma centopéia. “Centopéia!", gritou o macaco. "Como é que você faz para mover tantas patas em perfeita harmonia?” “Nunca pensei nisso!", foi a resposta. “Então pense! Minha mulher gostaria de uma explicação!” A centopéia olhou para suas patas e começou: "Bem... eu flexiono este músculo... não, não é bem isso, eu tenho que jogar meu corpo por aqui...". Durante meia hora, tentou explicar como movia suas patas e, à medida que tentava, ia confundindo-se cada vez mais. Quando quis continuar seu caminho, já não podia mais andar. “Está vendo o que você fez?", gritou, desesperada. "Na ânsia de descobrir como funciono, perdi os movimentos!” “Está vendo o que acontece com quem deseja explicar tudo?", disse o macaco, voltando a assistir o pôr-do-sol em silêncio.

Extraído do livro Maktub - Paulo Coelho