quinta-feira, 24 de julho de 2008

A SABEDORIA DO REI

O pequeno príncipe chegou à região dos asteróides. Um deles era habitado por um rei. O rei sentava-se num trono simples, mas majestoso.

- Majestade... Sobre quem é que reinas? Perguntou o pequeno príncipe.

- Sobre tudo, respondeu o rei, com uma grande simplicidade.

- Sobre tudo?

O rei, com um gesto discreto, designou seu planeta, os outros, e também as estrelas.
- Sobre tudo isso?

- Sobre tudo isso... Respondeu o rei.

Pois ele não era apenas um monarca absoluto, era também um monarca universal.

- E as estrelas vos obedecem?

- Sem dúvida, disse o rei. Obedecem prontamente. Eu não tolero indisciplina.

- Eu desejava ver um pôr-do-sol... Fazei-me esse favor. Ordenai ao sol que ponha...

- Se eu ordenasse ao meu general voar de uma flor a outra como borboleta, ou escrever uma tragédia, ou transformar-se em gaivota, e o general não executasse a ordem recebida, quem - ele ou eu - estaria errado?

- Vós, respondeu com firmeza o principezinho.

- Exato. É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar, replicou o rei. A autoridade repousa sobre a razão. Se ordenares a teu povo que ele se lance ao mar, farão todos revolução. Eu tenho o direito de exigir obediência porque minhas ordens são razoáveis.

Do livro O pequeno príncipe de Antoine de Saint-Exupéry.