segunda-feira, 21 de julho de 2008

ÂNIMO NOVO

Numa determinada floresta havia três leões. Um dia, o macaco, representante eleito dos animais súditos, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse:
– Nós, os animais, sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma dúvida no ar: existem três leões fortes. Ora, a qual deles devemos prestar homenagem? Quem, dentre eles, deverá ser nosso rei?
Os três leões souberam da reunião e comentaram entre si:
– É verdade, a preocupação da bicharada faz sentido. Uma floresta não pode ter três reis. Precisamos saber qual de nós será o escolhido... Mas, como descobrir?
Essa era a grande questão: lutar entre si eles não queriam, pois eram muito amigos. O impasse estava formado. De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso. Depois de usarem técnicas de reunião do tipo “brainstorming”, eles tiveram uma idéia excelente. O macaco se encontrou com os felinos e contou o que foi decidido:
– Bem, senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na Montanha Difícil.
– Montanha Difícil? Como assim?
– É simples, ponderou o macaco. Decidimos que vocês deverão escalar a Montanha Difícil. Aquele que atingir o pico primeiro será consagrado o rei dos reis.
A Montanha Difícil era a mais alta entre todas naquela imensa floresta. O desafio foi aceito e, no dia combinado, milhares de animais cercaram a montanha para assistir a grande escalada. O primeiro tentou e não conseguiu. Foi derrotado. O segundo tentou e obteve o mesmo resultado. O terceiro tentou e também foi derrotado. Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os três foram derrotados? Foi nesse momento que uma águia, grande em sabedoria, pediu a palavra:
– Eu sei quem deve ser o rei. Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.
– A senhora sabe? Mas como?
– É simples, confessou a sábia águia, eu estava voando entre eles bem de perto e, quando eles voltaram fracassados para o vale, escutei o que cada um disse para a montanha: o primeiro leão disse “Montanha, você me venceu!”; o segundo leão disse “Montanha, você me venceu!”; o terceiro leão também disse que foi vencido, mas com uma diferença:
Ele olhou para sua dificuldade e disse: “Montanha, você me venceu por enquanto! Mas você já atingiu seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo.” A diferença, completou a águia, é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota e quem pensa assim é maior que seu problema: é rei de si mesmo e está preparado para ser rei dos outros.
Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente o terceiro leão, que foi coroado rei entre os reis.