sexta-feira, 25 de julho de 2008

O VERDADEIRO LÍDER

Há muitos, muito anos, viveu um velho lobo do mar chamado Capitão Bravo.
Era um homem viril, que não temia os seus inimigos.
Uma vez, navegando pelos Sete Mares, um vigia avistou um navio pirata.
A tripulação ficou apreensiva.

O Capitão Bravo ordenou:
- Tragam-me a minha camisa vermelha!

O imediato trouxe-lhe imediatamente a camisa, e usando aquele estandarte,
ele conduziu os seus homens para a batalha e derrotou os piratas.
Mais tarde o vigia viu não um, mas dois navios piratas.

O capitão de novo ordenou que lhe trouxessem a camisa vermelha,
e dizimou os piratas.

Nessa noite, todos os homens se sentaram na coberta a
comentar os triunfos do dia, e um deles perguntou ao capitão:
- Capitão, porque é que sempre pediu a camisa vermelha
antes das batalhas?

- Se for ferido no ataque, a camisa não deixará ver o meu sangue,
e assim vocês continuarão a lutar sem medo!

Todos os homens ficaram em silêncio e admiraram a coragem do capitão.
Assim que o dia amanheceu, novamente o vigia avistou não um, nem dois,
mas dez navios piratas que se aproximavam. Toda a tripulação olhou
em silêncio para o capitão à espera do pedido habitual.

O Capitão Bravo varreu com os seus olhos de aço a vasta armada que
se dirigia em direção ao seu poderoso navio, e destemido,
voltou-se ordenando calmamente:

- Tragam-me as minhas calças castanhas!